Informação Geral  

José Jorge Duarte, nasceu em Almada em 1963. Aparece pela primeira vez com 16 anos num concurso na RTP 2, "Ecran Mágico". A partir dessa altura surgem os convites para participações em programas de televisão; destaque para a primeira série do "Eu Show Nico" (1979/80) ao lado de Nicolau Breyner. Em Teatro, estreia-se em 1980 no espectáculo "Terceiro Mundo" de Ricardo Pais. Posteriormente, participa como actor em peças encenadas por Alberto Lopes, Xosé Blanco Gil, Filipe la Féria (Em Marlow - Prémio Actor Revelação 1983), Fernanda Lapa, Carlos Avilez e João Lourenço. Após finalizar o seu curso Superior de Línguas e Turismo, no ISLA, vai para Paris onde frequenta um curso para actores estrangeiros no Centre Censier. Mais tarde participa, como bolseiro da U.E., num programa de Intercâmbio Cultural Portugal-Itália, em Turim e Milão, onde realiza um estágio sobre "A Nova Visão Estética do Teatro Contemporâneo". Actua pela primeira vez no Teatro Aberto em 1985 na peça "Volpone" de Ben Johnson com encenação de Norberto Barroca. No mesmo Teatro participa em dois trabalhos encenados por João Lourenço: "A Rua" (1988) e "Romeu e Julieta" (personagem: Mercúcio em 1989). Em 1991 recebe novo prémio teatral pela participação no Musical de Filipe La Féria "Passa por mim no Rossio" como melhor interpretação masculina daquele ano.

A sua experiência no Cinema começou na série de televisão francesa "La Damme de l'Embassadeur" realizada por François Velle. É o protagonista no filme "Era uma vez um Alferes" realizado por Luís Filipe Costa. Participou nos filmes "Um Adeus Português" de João Botelho e "The songs of Maldoror" dirigido pelo realizador Argelino Kadour Naiimi.

Desde 1983 que tem vindo a apresentar diversos programas na Televisão em Portugal, como concursos e Talk-shows e recebe o prémio revelação televisão em 1989, com a sua personagem "Lecas".

Reside mais de 4 anos em Itália, onde estudou Realização e Direcção de Actores para Cinema e Televisão, obtendo o diploma da Escola Internacional de Cinema e Televisão "Maldoror" em Roma, com nota máxima. Posteriormente, lecciona, a convite da Direcção da mesma escola, a disciplina de "Estética e Composição da Imagem" aos alunos do curso de realização – 1995/97. Quando regressa a Portugal participa em vários programas de televisão. A convite da "Evventi" e da RAI – Radiotelevisione Italiana, apresenta o espectáculo "Yes for Europe", transmitido para a Mundovisão e concebido sob o alto patrocinio da Comissão Europeia. Desde essa altura continua a sua participação em vários programas de televisão para a RTP e SIC ora como actor, apresentador e/ou autor. Em 1997, assina a autoria e encenação do Musical "Leonardo, Barbette, Leo e os Anjos", no Teatro Taborda em Lisboa. Ainda em 1997, no Teatro Aberto, participa como actor na peça "Agua Salgada " com encenação de João Lourenço, seguindo-se em 1998, 1999 e 2000: "Às vezes neva em Abril " e " O mar é Azul, Azul". Em 1998 encena e assina a autoria do Espectáculo para a Juventude "A História da Princesa (Minha Menina Majestade) " no Fórum Romeu Correia em Almada, apresentando em 1999 o mesmo espectáculo em digressão por todo o país. Confirma um trabalho intensivo até hoje como actor e director de dobragens para Cinema. Encenou e assinou a autoria do espectáculo musical “Feiticeiro de Oz” para o TIL – Teatro Infantil de Lisboa (2002 - 2003) e em 2005 – Traduz, adapta e encena a peça de Molière, “O Marido Confundido” para a Companhia “Comédias do Minho”.Em 2006, a convite da ESTC (Escola Superior de Teatro e Cinema), do antigo Conservatório Nacional, encena o espectáculo "A Colónia Penal" de Franz Kafka num trabalho conjunto com um grupo de alunos e mais professores da mesma escola.

 
 
Make a Free Website with Yola.